RN sediou esta semana 7º Encontro da Abema e Carta do Meio Ambiente foi aprovada com destino ao Presidente Eleito

Secretários estaduais de Meio Ambiente e presidentes de fundações e de autarquias de todo o país estão reunidos desde quinta-feira (1º), em Natal, para o 7º Encontro da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema) e a 110ª Reunião Ordinária da Abema. O encontro está acontecendo no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra. A agenda seguirá até este sábado, 03 de dezembro, com visitas técnicas nos municípios de Extremoz, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Durante o Encontro, os gestores aprovaram o encaminhamento da “Carta do Meio Ambiente” ao novo presidente da República eleito, Luis Inácio Lula da Silva, com uma série de pleitos, sugestões e compromissos voltados à área ambiental do país. O documento deverá ser entregue à equipe de transição pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. “Mais do nunca estamos desafiados a ter um olhar especial para a pauta do Meio Ambiente, visto que se tornou central para um desenvolvimento sustentável justo e inclusivo para todos. O mundo depende desse processo da transição energética com responsabilidade política para cuidar desta agenda. Com alegria, passarei ao Fórum dos Governadores e ao presidente Lula a carta redigida hoje neste encontro”, afirmou Fátima Bezerra.

No documento, os gestores requerem o aperfeiçoamento e redução da burocracia, ampliação do diálogo entre os órgãos de meio ambiente com os setores produtivos para a modernização dos marcos regulatórios, dentre outras agendas.

Os gestores discutiram temáticas como resíduos sólidos, reunindo avanços e desafios para eliminar os lixões; RegularizAgro, ressaltando a importância do Cadastro Ambiental Rural e a atuação do Serviço Florestal Brasileiro; principais ações da atual gestão da Associação e o balanço de temáticas tratadas durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), que aconteceu em novembro, no Egito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *