Vereador Andinho Duarte propõe Audiência Pública em Caicó para questionar impactos no Nim

A reorganização da arborização em Caicó será assunto de audiência Pública de Caicó, nesta quinta-feira (30), a partir das 18h30min. A iniciativa é do vereador Andinho Duarte que enfatizou durante discurso na tribuna da Casa Legislativa o aumento alarmante dos impactos causados pelas árvores da espécie nim, no município.

Foram convidados para a audiência o prefeito Dr. Tadeu, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação,10ª Direc, entidades de meliponiculturas, ambientalistas, ativistas, além de outros participantes.

A idéia é formalizar um novo projeto de arborização do município, uma vez que pesquisas têm abordado sobre os problemas ambientais associados à introdução dessa espécie do Nim em áreas do Brasil. Seu princípio tóxico, o óleo contendo azadiractina, é retirado das sementes, o qual contém inúmeros compostos ativos, pode ser intensamente letal para vários tipos de insetos, incluindo insetos importantes para agricultura brasileira como por exemplos as abelhas, tem ação comprovada sobre mais de 400 espécies de insetos e ácaros, causando neles redução de alimentação, repelência de postura, interrupção do desenvolvimento, da ecdise, da fertilidade, fecundidade e na fisiologia, podendo levá-los à morte.

A planta ainda é considerada uma planta abortiva para os animais, incluindo pássaros causando esterilidade. Diante disso é importante ressaltar possíveis impactos causados ao ambiente pelo cultivo exacerbado da planta e alertar sobre sua utilização de forma inconsciente. Devido à falta de conhecimento da população sua utilização ainda é muito presente e a população continua plantando a espécie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.